Filmes Recomendados

Por Daniel Senos

Inauguro com essa post, uma nova categoria de atualizações do blogue, ‘’Filmes Recomendados’’. O objetivo é compartilhar com os leitores do Boteco indicações de obras da sétima arte a serem assistidas, sem ter que fazer uma análise mais profunda, como nós viemos fazendo com os filmes que queremos recomendar. Um breve texto sobre uma ou duas recomendações, somente para despertar a curiosidade de quem ainda não viu, uma breve sinopse e um comentário pessoal (mais ou menos o que fazemos na descrição dos filmes da categoria ‘’Top’’). Vamos aos filmes!

Noel – Poeta da Vila

Como um ferrenho apreciador de samba, assisti a esse ‘’Noel – Poeta da Vila’’ de olhos vidrados, afinal trata-se de um dos maiores nomes da história da nossa música brasileira, o mestre Noel Rosa. O filme é mágico porque consegue nos transportar para o tempo de Noel, auge da malandragem e da popularização do samba, vemos os carnavais de rua, sambistas como Ismael Silva e Cartola, amigos de Noel Rosa, escrevendo suas letras nos bares. Obviamente, as músicas do sambista-tema do filme embalam quase toda a trilha sonora, junto com os sambas de seu rival Wilson Batista e de seus parceiros já citados. Como cinema mesmo nem é aquelas coisas, até porque certos pontos da vida de Noel não são desenvolvidos direito, como a polêmica com Wilson Batista, que deveria receber um tratamento mais digno, mas vale a pena conferir.

Paulinho da Viola – Meu Tempo é Hoje

Paulinho da Viola é um dos ícones mais populares do samba. Simpático e com o seu jeito doce, a vontade ao assistir esse documentário é de sentar ao lado do sambista, abrir uma cerveja entoar suas músicas o dia inteiro. O filme consegue mostrar bastante bem quem é o músico Paulinho da Viola, com relato de seus filhos, mulher e de amigos da Velha Guarda da Portela além de Marisa Monte, Zeca Pagodinho, Elton Medeiros etc. As versões gravadas para o filme das músicas que compõem a trilha sonora são sensacionais, destaque para ‘’Carinhoso’’, do mestre Pixinguinha e João de Barro, dueto de Paulinho da Viola com Marisa Monte e ‘’Sinal Fechada’’, sempre belíssima. Imperdível!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Filmes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s